As principais variedades de azeitonas e suas características

January 27, 2020

 Você sabia que azeitona não é tudo igual, e que existem milhares de cultivares mundo afora? Assim, como acontece com a uva, cada variedade de azeitona tem suas características próprias e um terroir o qual melhor se adaptam. A mesma variedade da azeitona cultivada em diferentes locais possui resultados distintos. A seguir, citamos algumas variedades de azeitonas e as características dos azeites produzidos a partir delas. Assim como nos grandes vinhos, bons azeites extravirgem são resultado da mistura de duas, três ou até mais variedades, resultando em um óleo muito equilibrado. Os azeites monovarietais, no entanto, fazem muito sucesso hoje no mercado, para harmonizar com diferentes pratos. A degustação destes é muito importante para se conhecer as diferentes características que cada cultivar pode ter, comparando os monovarietais com os blends, e encontrando o seu paladar ideal. 

 

Arbequina (foto acima): Azeitona muito resistente às variações de clima. Caracteriza-se por ser de tamanho pequeno e de alta qualidade. Os azeites produzidos com esta variedade apresentam-se ligeiramente picantes e untuosos.

 

Frantoio: O azeite fabricado com esta variedade é muito apreciado por seu sabor frutado e durabilidade, pois se conserva muito bem no tempo. É um azeite equilibrado, aromático suave e doce, muito parecido com arbequina.

 

 Hojiblanca: Produz um azeite equilibrado, pouco frutado, com sabor levemente amargo e pouco picante.

 

 

 

Picual (foto acima): variedade que produz um azeite agradável, com sabor amargo e traços de feno/madeira, com excelente gradação de ácido oleico.

 

Koroneiki: variedade de azeitonas gregas, é encontrada em regiões costeiras, onde o clima é mais ameno. Seu óleo é frutado, com toques de maçã verde e grama, possui picância e um leve amargor.
 

Leccino: Originária na Toscana é plantada hoje por toda a Itália. Ela se adapta muito bem a diferentes microclimas e o azeite produzido com esta variedade é delicado, com toques amargos e picantes, às vezes doce.

 

Confira no link um guia de azeites brasileiros elaborado pela Bon Vivant https://simplebooklet.com/azeitebrasileiro#page=0

 

 

 

Fotos: Universidade de Córdoba e Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
</