O que fazer em Flores da Cunha (RS) durante o 'Dia do Vinho'


Propriedade Rural de Fernandes Muraro

Flores da Cunha, no coração da Serra Gaúcha, está entre os maiores produtores de uvas e vinhos do Brasil. Para celebrar o período alusivo ao 'Dia do Vinho' no país, o município preparou diversas atrações para todos os públicos, com destaque para apresentações de shows, festival de vinhos e gastronomia na praça, além do Compassos do Menarosto – almoço com Menarosto (prato típico oficial da cidade, com assado das carnes de codorna, coelho, porco e frango), macarrão, polenta frita, saladas, sobremesas, vinho e suco de uva), com música, animação e jogos italianos. A revista Bon Vivant também faz parte dessa celebração e tem programado para o dia 3 de junho, às 15 horas, um Curso Básico de Degustação de Vinhos e Espumantes, que será ministrado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, e aberto ao público.

A programação conjunta do Dia do Vinho, que ocorre entre os dias 18 de maio a 3 de junho, conta com mais de 300 atrações simultâneas no Vale do São Francisco (BA), São Roque (SP), Itaara, Santa Maria, Silveira Martins e São João do Polêsine (Vale Central Gaúcho), Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha), Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores (Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho) e a capital gaúcha, Porto Alegre (RS).

Para saber o quê, onde e quando fazer, basta utilizar o mecanismo de busca do site oficial diadovinho.com.br. A gama de atrações vai da degustação de um espumante moscatel às margens do chamado Velho Chico até o saboreio do menarosto, um assado típico de aves e carne de coelho, que desde a chegada dos imigrantes italianos à região Uva e Vinho da Serra Gaúcha se prepara sobre brasas e se acompanha com massa, polenta e folhas rústicas.

A ação promocional não fica restrita às garrafas, taças e cálices. Hotéis e restaurantes integrados à programação também estarão oferecendo tarifas com desconto e cardápios com pratos e preços especiais ao longo do Dia do Vinho.

Programação em Flores da Cunha

EVENTOS ESPECIAIS

27/05/2018

Festival de Vinhos e Gastronomia – Vinhos, gastronomia e shows

Horário: Das 11:30 às 18:00

Local: Praça da Bandeira

Contato: (54) 3279-3600 – Simone / Fatima – turismo@floresdacunha.rs.gov.br

31/05 a 03/06/2018 - Praça da Bandeira

Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador

foto/Suzana Campos

-09h30min: Missa e procissão ao redor dos tapetes confeccionados com serragem colorida;

– 13h30min: Romaria ao Eremitério do Frei Salvador;

– 31/05: Show musical com o pianista Rodrigo Soltton todo o dia;

– 03/06: Show com The Beatles no Acordeon, às 16:30

* Visitação aos tapetes durante o período do evento;

* Feira de vinhos e artesanato durante o período do evento.

Contato: (54) 3279-3600 – Simone / Fatima – turismo@floresdacunha.rs.gov.br

31/05/2018

Compassos do Menarosto