
Não importa a estação, um risoto vai sempre bem. E, mesmo que seja verão, a receita abaixo, que utiliza nos ingredientes o vinho tinto, é uma boa opção para um jantar. A receita é fácil de fazer, mas é importante hidratar corretamente o funghi, já que iremos trabalhar com a opção dos cogumelos secos. A harmonização pode ser feita com um vinho tinto, aí vice pode dar um “choque” na geladeira, ou um espumante. Confira a receita e bom apetite!
Risoto de funghi ao vinho tinto
Receita para 6 pessoas
Ingredientes
1 cebola média picada
400 gramas de arroz carnaroli
100 gramas de funghi secchi (2 pacotes)
100 ml de vinho tinto
4 colheres de sopa de manteiga
Queijo parmesão
Sal e pimenta a gosto
2 litros de caldo de legumes
Azeite de oliva
Modo de fazer:
Coloque o funghi seco para hidratar com o vinho tinto e a água fervendo por 30 minutos. Após, retire o vinho e pique o funghi. Reserve o funghi e o líquido da hidratação. Pique a cebola e reserve. Em uma panela não muito funda e antiaderente, coloque 1 colher de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de manteiga, deixe derreter, coloque a cebola picada para dourar. Acrescente o arroz, doure o arroz rapidamente e inicie com o risoto com o líquido da hidratação do funghi. Mexa continuamente. Quando o arroz começar a secar, coloque os funghis picados e vá adicionando o caldo de legumes que deve estar quente, nunca adicionar o líquido frio. Após aproximadamente 20 minutos o risoto deve estar pronto. Vá provando, e mais próximo ao final cuidado para não adicionar muito líquido. O arroz deve ficar “al dente” e o risoto cremoso e úmido. Quando estiver no ponto, adicionar o restante da manteiga para dar cremosidade, verificar o sal e a pimenta. Coloque parmesão na hora de servir. Sirva logo em seguida.
Acompanhamento:
Filé ao azeite de oliva. Em uma panela de ferro com fogo alto, coloque o azeite de oliva e após os filés. Frite até ficar no ponto que você prefira e sirva junto. Obs: iniciar com os filés antes de finalizar o risoto. Assim os dois ficam prontos juntos e são servidos logo em seguida para não passar do ponto.