Casa Valduga: um final de semana especial aos amantes do vinho e do bem viver


Bon vivant é uma expressão francesa que significa “boa vida” ou que qualifica determinado indivíduo como “amante dos prazeres da vida”. No final de semana que passou, a revista Bon Vivant, que traz ao leitor informações sobre vinhos, enonturismo, gastronomia, foi convidada, através da jornalista Andréia Debon, a vivenciar um final de semana de bon vivant no Complexo Casa Valduga, em Bento Gonçalves. A ideia do ‘Pacote Bon Vivant’, como foi intitulado, foi de proporcionar aos hóspedes das pousadas algumas vivências em torno do vinho, da gastronomia e do bem-estar, com o diferencial de ter incluso no valor a comida, a bebida e um curso de degustação de vinhos. A primeira edição do pacote aconteceu no último final de semana de junho.

Tudo começou na sexta-feira, dia 28, com um jantar de boas-vindas no restaurante Maria Valduga. Antes, logo na entrada da acomodação em uma das pousadas do complexo, um espumante Casa Valduga 130, um dos produtos mais premiados da vinícola, aguardava os hóspedes.

O sábado pela manhã foi dedicado ao estudo do vinho. O grupo conheceu todos dos processos de elaboração da bebida, desde a recepção das uvas, fermentação, amadurecimento em barricas e envase. Tudo isso num giro pelo complexo da vinícola. O curso finalizou com a degustação de produtos da casa, vinhos brancos, tintos e espumantes, com dicas de harmonização.

Após, aconteceu, no restaurante da vinícola, um almoço típico italiano no qual cada participante do pacote poderia escolher um dos vinhos listados para apreciar junto com as delícias oferecidas.

Com a tarde livre, os participantes puderam conhecer todas as dependências da vinícola, e relaxar curtindo o lindo pôr do sol com vista para os vinhedos, ou mesmo para os belos jardins.

À noite, um jantar harmonizado, ao som de blues, encerrou o segundo dia de bon vivant.