top of page

Casa Valduga: um final de semana especial aos amantes do vinho e do bem viver


Bon vivant é uma expressão francesa que significa “boa vida” ou que qualifica determinado indivíduo como “amante dos prazeres da vida”. No final de semana que passou, a revista Bon Vivant, que traz ao leitor informações sobre vinhos, enonturismo, gastronomia, foi convidada, através da jornalista Andréia Debon, a vivenciar um final de semana de bon vivant no Complexo Casa Valduga, em Bento Gonçalves. A ideia do ‘Pacote Bon Vivant’, como foi intitulado, foi de proporcionar aos hóspedes das pousadas algumas vivências em torno do vinho, da gastronomia e do bem-estar, com o diferencial de ter incluso no valor a comida, a bebida e um curso de degustação de vinhos. A primeira edição do pacote aconteceu no último final de semana de junho.

Tudo começou na sexta-feira, dia 28, com um jantar de boas-vindas no restaurante Maria Valduga. Antes, logo na entrada da acomodação em uma das pousadas do complexo, um espumante Casa Valduga 130, um dos produtos mais premiados da vinícola, aguardava os hóspedes.

O sábado pela manhã foi dedicado ao estudo do vinho. O grupo conheceu todos dos processos de elaboração da bebida, desde a recepção das uvas, fermentação, amadurecimento em barricas e envase. Tudo isso num giro pelo complexo da vinícola. O curso finalizou com a degustação de produtos da casa, vinhos brancos, tintos e espumantes, com dicas de harmonização.

Após, aconteceu, no restaurante da vinícola, um almoço típico italiano no qual cada participante do pacote poderia escolher um dos vinhos listados para apreciar junto com as delícias oferecidas.

Com a tarde livre, os participantes puderam conhecer todas as dependências da vinícola, e relaxar curtindo o lindo pôr do sol com vista para os vinhedos, ou mesmo para os belos jardins.

À noite, um jantar harmonizado, ao som de blues, encerrou o segundo dia de bon vivant.

O pacote Bon Vivant encerrou com “chave de ouro” no domingo pela manhã, quando foi servido um café ao som de piano. Pães, bolos e biscoitos, feitos artesanalmente e diariamente na própria confeitaria, ganham ainda mais sabor acompanhados do espumante servido no café da manhã.

O Pacote Bon Vivant é um dos novos atrativos da Casa Valduga. A ideia é que ele seja oferecido em determinadas época, e o destaque do mesmo será que ele inclui jantares, almoço, vinhos e aprendizado num mesmo final de semana. A previsão é de que ele volte a ser promovido (data será divulgada em breve). A próxima atração do Complexo de Enoturismo da Casa Valduga é o pacote Inverno, que acontece no último final de semana do mês de julho.

Sobre o Complexo Enoturístico Casa Valduga

Pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga iniciou o Complexo Enoturístico em 1992, possibilitando aos turistas um contato com o mundo do vinho e com todos os costumes relacionados à cultura dos primeiros imigrantes italianos da região. Além de um roteiro repleto de encantos naturais, e visitação na penumbra das caves subterrâneas, os visitantes encontram uma experiência gastronômica fascinante através do restaurante Maria Valduga que oferece pratos típicos harmonizados com os vinhos mais emblemáticos do Brasil.

Pousadas

Contando com apenas 24 acomodações, as Pousadas Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia, batizadas com o nome dos vinhos ícones da Casa Valduga, aliam o rústico ao moderno, associados ao charme de estar hospedado no coração de um vinícola e cercado por parreirais.


0 comentário
bottom of page