Café arábica e café robusta. Entenda as diferenças



Marília Zanelato

@mariliaszanelato

Apreciadores de um bom café sabem a origem e a espécie dos grãos que estão consumindo, e que esse conhecimento faz toda diferença na qualidade da bebida.

Os cafés mais tradicionais e comercializados no Brasil são o café arábica e café robusta. Vale a pena entender melhor cada um deles.


Diferenças entre café arábica e robusta, vamos lá!

Por serem espécies diferentes é natural que o sabor também seja bem diferente. Sendo assim, enquanto o arábica é mais adocicado e ligeiramente ácido, o café robusta é mais marcante e amargo. O mesmo vale para o aroma, muito mais suave no arábica e mais denso e pesado no robusta.

Mesmo assim, é importante dizer que a diferenciação nesses aspectos, muitas vezes, está ligada às condições geográficas da produção, como o tipo de clima e solo.

De forma geral, vale saber que os grãos de café arábica possuem uma gama maior de notas de aroma e sabor, o que oferece experiências sensoriais diversas ao consumidor.

Eles também possuem uma grande diferença no teor de cafeína antes do preparo. Enquanto o café arábica possui cerca de 1,2% de cafeína, o robusta tem 2,2%, ou seja, quase o dobro de porcentagem.


E os açúcares?

Café arábica possui maior teor de açúcar do que o robusta, que é conhecido por produzir uma bebida amarga. O arábica tem entre 6 e 9% de açúcares, enquanto o robusta não passa de 7%, mas com médias que variam entre 3 e 5%.

Sobre as plantas

Como as plantas de arábica e robusta são muito diferentes, o processo de produção também é. Os pés de café arábica são sensíveis e demandam bastante cuidado dos produtores para garantir a qualidade dos grãos. As árvores, que possuem formato triangular, estão mais sujeitas às pragas e intempéries. Já os pés de robusta são bem resistentes, tendo uma característica mais rústica e sendo extremamente produtivas nas mais diversas situações.


E a qualidade da bebida?

O café arábica é muito mais apreciado e reconhecido pelos consumidores, afinal é um café muito mais saboroso, e é por isso também que os grãos 100% arábica obtêm classificações como gourmet e especial.

Já o robusta tem um sabor um pouco mais difícil de agradar. No entanto, é muito usado em blends de café solúvel devido ao seu alto grau de solubilidade.

Agora que você já sabe isso, vai ficar muito mais fácil de escolher o que vai consumir!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h