• Andréia Debon

Caponata siciliana: como preparar esta delícia


A caponata é um prato típico da culinária da Sicília, região ao Sul da Itália. Deliciosa e capaz de entrar em diversas receitas, a caponata é uma deliciosa opção para suas entradas. Seja com pães, queijos, patês e embutidos sempre existe um lugar para essa mistura tipicamente italiana. Muito importante é utilizar um azeite de oliva de qualidade. Ele faz toda a diferença. Veja como preparar.

Caponata Siciliana

Rende 8 porções

Ingredientes

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

1 cebola roxa

2 beringelas

2 abobrinhas (somente a casca)

1 vidro de alcaparras

½ vidro de azeitonas pretas

½ maço de salsa

Azeite de Oliva

Sal

Pimenta-preta

Preparo

Coloque os pimentões no forno a 200 °C por 30 min. ou até estarem completamente pretos. Retire-os do forno e coloque em um saco plástico para esfriar. Após, retire completamente a pele e corte em tiras finas. Reserve.

À parte, corte as cascas das abobrinhas e as beringelas em fatias finas e longas, e pique a cebola roxa. Inicie refogando a cebola roxa e as cascas das abobrinhas e quando começarem a amolecer coloque as beringelas, refogando até que fiquem completamente macias. Adicione os pimentões, as azeitonas, as alcaparras e a salsa picada. Refogue tudo por aproximadamente 10 min. e tempere com Azeite de Oliva, sal e pimenta-preta a gosto. Deixe esfriar e sirva com pão tostado.

Dicas

Opcional - na hora de temperar coloque 1 colher de sopa de páprica defumada, 1 de cominho em pó e deixe esta caponata com um tempero mais marroquino. Se sobrar coloque em um vidro de conserva, cubra com azeite de oliva e guarde na geladeira. Se bem fechado, tem validade de 2 semanas.


A receita é uma sugestão de Azeites RAR.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h