Como fazer um bom café na Moka



Marília Zanelato

@mariliaszanelato


A moka é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água. O invento foi patenteado por Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti, em 1933. Hoje a empresa Bialetti continua produzindo o mesmo modelo, denominado "Moka Express".

A cafeteira moka é popular na Europa e existe em diferentes tamanhos, que podem preparar entre 1 e 18 xícaras de 50 ml. O desenho original era de alumínio com alça de baquelite (resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto plástico).


Café coado x Café na Moka

O sabor de um café espresso (do italiano caffè espresso), frequentemente referido simplesmente como expresso (ou ainda internacionalmente espresso) depende muito do grão, da torra, granulometria e o nível de calor utilizado. Como o processo gera pressão, a mistura de água e vapor chega a 100°C, extraindo assim maior quantidade de óleo do café, fazendo com que fique mais encorpado que os cafés coados. O café extraído na Moka é deliciosamente próximo aos preparados nas máquinas.


Existe a ideia de que o espresso é uma bebida com, além de maior sabor, mais cafeína. No entanto, o café coado, ao ter maior tempo de exposição do café à água, também extrai uma quantidade importante de cafeína.

Este tipo de cafeteira requer alguns cuidados específicos, como a substituição periódica do aro de borracha, assim como o filtro e também é necessário verificar se a válvula de segurança não está obstruída.


A cada uso, pode-se observar uma fina camada oleosa residual do café nos recipientes. Com frequência, é recomendável conservar esta película, pois em muitos casos evita o contato entre o café e a parede de alumínio, que pode dotar ao café um ligeiro sabor metálico. Depois de seu uso, a cafeteira deve ser higienizada profundamente, utilizando, para isso, água quente ou fervendo, mas sem sabão ou detergentes, que podem danificar a capa residual.

Este tipo de cafeteira geralmente é fabricado com alumínio para seu esquentamento com um fogo aberto ou com fogão a gás ou elétrico. No entanto, devido ao seu material, não pode ser utilizada em fogões de indução.


Como fazer um bom café na Moka?

PASSO 1:

Coloque a água para ferver. Moa o café (média fina, se for muito fino prejudica o sabor). Coloque a água já em temperatura de fervura na parte inferior da cafeteira italiana até chegar à válvula, sem cobri-la;


PASSO 2:

Disponha o café moído dentro do filtro (cesto que encaixa na parte inferior) da moka de maneira uniforme. Passe o dedo levemente, sem pressionar o café, para nivelar, e limpe qualquer resíduo de café que tenha ficado na borda. Encaixe o filtro na parte inferior;


PASSO 3:

Rosqueie as duas câmaras (inferior e superior) da moka, tomando cuidado para que a cafeteira fique bem fechada e leve todo o conjunto até o fogão sob fogo médio;


PASSO 4:

Quando a água da câmara inferior da moka se aproximar da fervura, a pressão irá empurrá-la através da câmara superior. Quando ouvir um som sibilante e borbulhante, apague o fogo. Para parar a extração, coloque a câmara inferior da moka sob água fria. Como acontece com a panela de pressão, isso ajudará a diminuir a temperatura e a parar a pressão.


PASSO 5:

Escalde sua xícara, sirva seu café e aproveite!

Referências:

Dictionary.com entry of espresso; Merriam Webster

«Moka Express factsheet» (PDF). Bialetti. Consultado em 1 de março de 2009

«Brewing italian coffee with a moka pot». www.portanapoli.com

Rombauer, Irma S.; Marion Rombauer Becker; Ethan Becker (agosto 1997). Joy of Cooking. [S.l.]: Scribner. pp. 28–29. ISBN 0-684-81870-1

https://www.urbecafe.com.br/blogs/guia-de-metodos-e-moagem/cafeteira-italiana-moka

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h