Graduação em Viticultura e Enologia da UCS tem inscrições abertas
- Andréia Debon
- há 13 minutos
- 2 min de leitura

Já estão abertas as inscrições para curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia da Universidade de Caxias do Sul. As aulas iniciam em fevereiro e se estendem por três anos, disponibilizando ingresso anual para novos alunos. O curso é presencial e os encontros ocorrem de segunda a quinta-feira, nos turnos da tarde e noite, distribuídas entre a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e o Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, de acordo com a necessidade da disciplina. Apenas o último semestre será realizado no formato online ou EaD, propiciando maior flexibilidade aos acadêmicos, sem interferir na qualidade do ensino ministrado pelo corpo docente da UCS. Mais informações em Viticultura e Enologia - Tecnologia - UCS
Diferenciais na formação
Criado em 2023, o curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia combina ensinamentos teóricos sobre planejamento, operacionalização e estratégia de gestão para empreendimentos no setor à forte imersão prática, com atuação dos participantes em vinícolas da região e em microvinificação. Este é um dos poucos cursos de viticultura no país, cuja oferta reflete a expansão da vitivinicultura nacional para além do tradicional âmbito do Sul do Brasil.
Neste ano, a graduação agrega outro diferencial, que consiste na criação de uma vinícola-escola junto à Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha. Este espaço didático e pedagógico, resultado da parceria entre a UCS e o poder público municipal, será voltado às práticas de vinificação. Parte de sua estrutura começa a ser implantada a partir de fevereiro. O programa curricular permite uma atuação qualificada e inovadora dos profissionais em diferentes setores da cadeia vitivinícola, desde instituições de ensino e centros de pesquisa até indústrias de uvas, vinhos e derivados, bem como estabelecimentos alimentares.
Após a inscrição, o candidato poderá fazer o vestibular de forma online.
Foto: Aldo Toniazzo/Arquivo/Divulgação
