Em evento oficial, Flores da Cunha celebra o início da colheita da uva no Brasil
- Andréia Debon

- há 4 dias
- 2 min de leitura

A vitivinicultura se expande pelo Brasil, mas é no Rio Grande do Sul que está concentrada quase 90% da produção de uvas de todo o país. A vindima, isto é, a colheita da fruta, inicia em janeiro e segue até março. É um momento de muito trabalho, mas também de festas, principalmente na Serra Gaúcha, região que concentra o maior número de famílias que cultiva a fruta. Em Flores da Cunha, por exemplo, considerada a Capital Nacional da Vindima – em 2025 foram colhidos 121 milhões de quilos de uvas – acontece, no dia 20 de janeiro, a Abertura Nacional da Colheita da Uva. O evento será organizado na Vinícola Luiz Argenta, com início a partir das 17h30min. O marco, tendo em vista que será a primeira vez que acontece a abertura de forma oficial no Brasil, reunirá autoridades, o setor vitivinícola e agricultores. Logo após a abertura, autoridade, convidados e comunidade em geral – o evento é aberto ao público – será servido um jantar com o prato típico de Flores da Cunha, o menarosto. A participação do ato solene na Luiz Argente é gratuito. Já o jantar tem um custo de R$ 110 por pessoa. Crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 55.
PROGRAMAÇÃO
17h30: Ato oficial na Vinícola Luiz Argenta
Evento gratuito e aberto ao público
20h: Jantar de celebração com menarosto, no Salão Paroquial
Ingressos por adesão neste link: https://www.wine-locals.com/passeios/abertura-nacional-da-colheita-da-uva
Mais informações:
WhatsApp do Turismo Flores: (54) 99266-4656
Sobre Flores da Cunha
Flores da Cunha possui cerca de 32 mil habitantes. Desde 1994, ostenta o título de município maior produtor de vinhos do país, com uma produção de 184 milhões de litros da bebida e derivados da uva somente em 2025. No Estado, aproximadamente 22% das vinícolas ativas são florenses. Além dos mais de 200 produtores de vinho, o município possui por volta de 1,5 mil famílias produtoras de uva. O volume da fruta colhido em uma única safra e recebido de outras regiões confere ao município a maior vindima do Brasil. Vale ressaltar que estes números também impactam positivamente o enoturismo local, que apresenta experiências autênticas.
O título de Capital Nacional da Vindima
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n° 4469/2025, de autoria do deputado federal, Afonso Hamm (PP). O PL visa conferir, oficialmente, ao município o título de Capital Nacional da Vindima, reconhecendo sua importância para a vitivinicultura brasileira.




Comentários