Como preparar café na Prensa Francesa

Atualizado: Jul 16



Marília Zanelato

@mariliaszanelato


No texto desta semana vamos falar sobre Prensa Francesa. Pra começar, um pouco de história... Em 1852 dois franceses (Mayer e Delforge) fizeram um esboço do que conhecemos como prensa francesa e patentearam. Era um design simples, um recipiente de metal com um filtro móvel de metal. Mas tinha um problema: o embolo não encaixava perfeitamente no recipiente, o que deixava o pó de café passar e acabava indo para a xícara.

Em 1913 o francês Louis Forest lançou a primeira prensa francesa popular, a Cafeolette, vendida em grandes lojas de departamento de Paris. Ao invés de água, era utilizado leite, resultando num cafe au lait tradicional.

O italiano Ugo Paolini desenvolveu um produto parecido para tomates. O objetivo era separar o suco da fruta. Então, ele logo pensou em fazer uma adaptação para cafés. Em 1929 Paolini passa a patente para Attilio Calimani e Giulio Moneta, que refinaram o produto e relançaram em 1933. Calimani ainda sugeriu a implementação de uma selagem na borda do filtro, de metal ou borracha, para resolver aquele antigo problema de pó passando pelas laterais. Essa mudança no design continua sendo utilizado até hoje. São as espirais do êmbolo que nós conhecemos muito bem!

Bruno Cassol, em 1935, melhorou ainda mais essa patente. Revestiu os espirais com a tela de baixo, para que a tela fosse pressionada contra as paredes do recipiente, e, de fato, nenhum pó de café passasse durante a filtragem.

Em 1939, outro inventor chamado Hector G. Zoia também apresentou novas melhorias no filtro, mas ele não aparece tanto na história, assim como inúmeros outros que buscaram refinar o equipamento.

O design mais inovador da prensa francesa foi lançado em 1958 por Faliero Bondanini. Ele a chamou de Melior. Logo em seguida, a empresa britânica La Cafetiere lançou a cafeteira, e a Bodum, grande empresa dinamarquesa também lançou, com o nome de Chambord. O design mais e famoso e conhecido mundialmente desde 1974.

A PRENSA FRANCESA HOJE

A Prensa Francesa é conhecida como cafetière lá fora, e é considerado um método subestimado por muitos coffeelovers, apesar de ser barato e extremamente fácil de usar!

A maior parte das cafeteiras (incluindo os porta filtros como Melitta ou V60) possui sistema de percolação, ou seja, a água é jogada por cima e passa através do pó de café. No caso da Prensa, o pó é mergulhado na água, onde fica submerso por um tempo determinado e resulta numa extração mais uniforme. Na hora da filtragem, o filtro utilizado é feito de metal, um aspecto característico deste método.

Agora vamos ao preparo. Vou deixar aqui uma receita básica de café na prensa francesa.

1- Escalde a prensa

Escaldar a prensa com água filtrada quente para pré-aquecer o recipiente. Em seguida, descarte a água.

2- Moagem e proporção

Use café moído mais grosso que lembre a consistência de sal marinho. Recomendamos 10 gramas de café (2 colheres de sobremesa) para cada 180 ml de água.

DICA: Lembre-se, o café é como um fruto. Compre-o com frequência em pequenas quantidades para apreciá-lo no auge do frescor.

3- Adicione água quente

Coloque a água quente na prensa francesa (um ponto antes de ferver, de 90° a 96°C). Certifique-se de molhar todo o café moído.

DICA: Para proporcionar ao seu café o melhor sabor possível, use água filtrada ou mineral (sem cloro).

4- Tampe e aguarde

Coloque a tampa na prensa francesa, com o êmbolo para cima (sem empurrá-lo para baixo) e deixe o café ficar em infusão por 4 minutos.

5- Pressione e sirva

Empurre o êmbolo para baixo levemente até que ele atinja o fundo, prensando todo o pó do café para parar a infusão. Está pronto! Sirva e saboreie o seu café.


Crédito da foto: Rafaela Bins

Fonte: https://baristawave.com/historia-prensa-francesa/

https://blog.cafezando.com.br/2019/05/09/prensa-francesa/

https://www.starbucks.com.br/

https://www.bodum.com/pt/pt/cafe/cafeteiras

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h