Cuidado com a temperatura de conservação e de serviço do vinho



Flávia R. Busetti

@flaviarbusetti


Muitas vezes degustamos um mesmo vinho em outro momento e sentimos que algo está diferente. Entre a escolha da taça correta e o conhecimento sobre a bebida, um dos pontos mais importantes é a temperatura de conservação e a temperatura de degustação do vinho.

Levando em consideração desde o momento que o vinho está na garrafa, a temperatura de conservação dele na loja ou na adega é de extrema importância, já que a incidência de luz ou calor sobre a garrafa pode degradar o vinho, dando a ele aromas desagradáveis ou até mesmo alteração de cor. A não conservação correta, ao longo do tempo, cerca de 12 meses, pode alterar o vinho. Dessa forma, é ideal que o vinho seja mantido sempre entre 11°C a 13°C na adega. Na geladeira pode ser armazenado, porém por pouco tempo, tendo em vista que ocorrem muitas trepidações, e a rolha de cortiça pode secar fazendo com que ocorra uma oxigenação indesejada ao vinho.

A temperatura ideal para degustar um vinho varia. Tintos, brancos e espumantes devem ser consumidos em temperaturas diferentes. Veja na figura abaixo a temperatura correta de cada estilo. Vale destacar que a Pinot Noir é uma variedade tinta, mas ela pode ser bebida numa temperatura mais baixa que outros vinhos tintos, já que a variedade é mais leve. A maioria dos vinhos brancos são aromáticos, e se bebidos em temperaturas elevadas podem ficar sem o frescor desejado. Já os vinhos tintos, se bebidos extremamente gelados, podem ficar com o tanino muito mais evidente, ficando “duros” no momento da degustação. A temperatura de servido de um espumante varia de 3° a 7°C. Geralmente degusta-se os moscatéis em temperaturas próximo aos 3°C e os brut ou nature em temperaturas próximas a 7°C. Levando a mesma regra para os vinhos brancos mais alcoólicos ou aromáticos.



Por isso, além da escolha do saca-rolhas, da taça e até mesmo a decantação, a temperatura do vinho é de extrema importância para que possamos extrair o máximo do potencial de cada garrafa de vinhos que formo abrir.

Crédito da foto: cantinedidolianova.it

Crédito da imagem ilustrativa: Revista Terroir Boccati

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h