• Andréia Debon

Dia 29 é dia de comer nhoque! Chef ensina receita de família


Conforme tradição, todo o dia 29 do mês é dia de comer nhoque. Mas, você sabe o motivo? Conta a lenda que São Pantaleão, em um certo dia 29, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mesmo assim, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato!

A Bon Vivant compartilha uma receita do chef Carlos Kristensen (do restaurante UM Bar & Cozinha, de Porto Alegre). “O nhoque sempre foi uma função importante na minha vida, desde pequeno acompanhando o preparo na cozinha com meu pai, que na minha opinião faz o melhor nhoque do mundo! Hoje continuamos fazendo em família. Baita diversão, e uma bela refeição! Divido com vocês aqui a receita do meu pai. Ele prefere com molho de frango (segue receita). Eu gosto à bolonhesa. Então, o molho você escolhe o que te agrada”, explica.


Nhoque dos Kristensen


Ingredientes

Noque

1kg de batata

1 cl sopa de sal

2 gemas de ovos

70gr de manteiga derretida

100gr de queijo parmesão ralado fino

Noz moscada ralada a gosto

Pimenta do reino moída fina a gosto

150gr de Farinha de trigo

Molho de Frango

1 Cebola grande

2 dentes de alho

pimenta vermelha a gosto

700gr de sobrecoxa de frango sem osso e sem pele

1kg de tomate picado

Noz moscada moída a gosto

Sal

3 folhas de louro

1/2 maço de manjericão

MODO DE PREPARO

Cozinhe as batatas no vapor. Esmague com espremedor de batata logo apos o cozimento. Espalhe em um recipiente (forma) para esfriar. Misture as gemas com a manteiga e espalhe sobre a batata. Adicione sal. Misture o queijo, noz moscada e a pimenta e espalhe sobre a batata. Adicione a farinha de trigo. Use a quantidade suficiente para dar liga.

Misture todos os ingredientes lentamente com as mãos até formar massa homogênea. Coloque sobre a mesa enfarinhada. Corte pequenos pedaços e forme rolos finos (aprox 1cm/1,5cm) e corte pequenos pedaços (1cm). Espalhe farinha sobre os mesmos para não grudar. Ferva água em panela larga e coloque pequenas porções para cozinhar. Retire com escumadeira assim que o nhoque flutuar.


Refogue a cebola e o alho. Adicione o frango e refogue por alguns instantes. Adicione o tomate, misture bem e acrescente sal, louro, noz moscada pimenta e manjericão. Adicione água, tampe a panela e cozinhe por 2h em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Tá pronto! Bom apetite!!

Serve 5 porções

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h