Duas receitas para harmonizar com vinho Merlot



Os vinhos tintos produzidos com a casta Merlot são excelentes para serem degustados sozinhos, mas acompanham bem pratos de culinárias distintas. As características da uva Merlot fazem com que os vinhos tintos produzidos com a casta sejam ótimas escolhas para acompanhar uma refeição, já que a variedade é bem eclética. Isto quer dizer que a acidez não é alta, nem os taninos muito presentes. Os varietais de Merlot harmonizam bem com carnes magras, especialmente as vermelhas. Em relação aos queijos escolha os de média maturação, assim não haverá erros. Tenha cuidado com os peixes, saladas de folhas e alimentos apimentados!


Boeuf Bourguignon (foto acima)

Ingredientes

800 gr de músculo cortado em cubos grandes

1 litro de vinho tinto encorpado

2 ramos de tomilho

4 dentes de alho com casca amassados

3 colheres de sopa de conhaque

100 ml óleo de girassol

2 colheres de sopa de farinha de trigo

600 ml de caldo de vitela (ou de galinha)

1 bouquet garni

2 cenouras sem casca cortadas ao meio pelo comprimento

20 cebolas tipo echalot

100 gr de champignon de Paris fresco cortado em 4

100 gr de panceta ou bacon

sal e pimenta do reino

Preparo

Misture a carne, vinho, tomilho, alho e conhaque em uma travessa funda. Cubra com filme de PVC e deixe marinar por uma noite. Escorra a carne numa tigela em uma peneira e reserve a marinada. Aqueça 4 colheres sopa de óleo numa panela grossa em fogo médio. Adicione a carne e refogue por 20 min. até dourar. Coloque sal e pimenta, a farinha e refogue por mais 3 min. Junte o caldo e a marinada e deixe ferver. Retire a espuma da superfície e acrescente o buque garni. Reduza o fogo e cozinhe, parcialmente tampado por 1:45 min., até a carne ficar bem macia. Nesta altura o molho deve estar espesso e uniforme. No meio do tempo de cozimento da carne, aqueça outra panela com 1 colher de óleo, fogo médio. Adicione a cenoura e a cebola e cozinhe por 10 min., até dourar ligeiramente. Junte a carne. Ao final, aqueça uma frigideira, dê uma dourada na panceta, junte os cogumelos e a carne.

Rendimento

5 porções

Extracotto de ossobuco e merlot

Ingredientes

600 g ossobuco

20 ml óleo de soja

750 ml vinho tinto merlot

100 g echalotes

1 dente de alho

40 g cenoura

50 g extrato de tomate

100 g bacon defumado

90 g cogumelos paris frescos

1 canela em pau

2 galhos de manjerona

1 folha de louro

1 galho de alecrim

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

50 g farinha de trigo


Purê de tubérculos

120 g de batata inglesa

120 g de batata doce

120 g de batata baroa

35 g manteiga

100 ml leite

sal a gosto

noz moscada a gosto

pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

Extracotto

Em uma panela funda, dourar no óleo as echalotes cortadas ao meio, o alho picado e o bacon em cubos. Reserve. Temperar os ossobucos com sal e pimenta do reino, fazer um empanamento simples na farinha e selar na mesma panela do passo anterior. Reserve. Voltar à panela o reservado de echalotes, alho e bacon. Acrescentar a cenoura cortada em palitos (jardiniere) e o extrato de tomate. Deixar adquirir uma cor dourada com um aroma doce. Deglacear a panela com o vinho tinto. Deixar ferver por dois minutos. Voltar os ossobucos à panela. Fazer um bouque com a manjerona, canela em pau, louro e alecrim. Colocar na panela. Deixar ferver lentamente em fogo brando por cerca de 2 horas, até que a carne do ossobuco esteja macia e o molho encorpado. Se necessário acrescentar um pouco de água durante o cozimento. Nos últimos 15 minutos do cozimento, acrescentar o cogumelo paris em fatias grossas. Acertar o sal.


Purê de tubérculos

Cozinhar a bata inglesa, a batata doce e a batata baroa sem cascas em água com sal até ficarem macias. Amassar as batatas e devolver à panela. Adicionar a manteiga e o leite até que se encorporem as batatas amassadas. Acrescentar sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.


Receita de Fabio Ceconello Medeiros, participante do Gold Chef, concurso gastronômico organizado pela Cooperativa Garibaldi



  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h