top of page

Enoturismo: Empório Gran Nero oferece experiências em torno do presunto cru e do vinho



Camila Baggio, especial para Bon Vivant


As experiências em torno do vinho fazem da Serra Gaúcha um dos destinos mais procurados pelos apaixonados pela bebida. Mas, hoje, o enoturista busca muito mais do que visitar um vinícola e degustar um vinho, ele quer participar de atividades diferenciadas, tendo, é claro, o vinho como um dos protagonistas.


Produtos como azeites, queijos e chocolates andam lado a lado com o vinho há algum tempo. Mas, agora, os apreciadores da boa gastronomia também têm à disposição uma experiência com presunto cru genuinamente brasileiro! Isso mesmo, a iguaria, tão famosa na Itália e na Espanha, principalmente, agora pode ser degustada durante na Serra Gaúcha. É isso que oferece a Gran Nero Presunto Cru, a primeira empresa de presunto cru do Sul do Brasil e que está localizada em Flores da Cunha. A Gran Nero é resultado de mais de duas décadas de dedicação do enólogo Edegar Scortegagna e dos sócios Cristiano Ceron e Jakson Kochaki. Recentemente os sócios abriram o Empório Gran Nero, um espaço pensado em detalhes para receber visitantes e oferecer a chamada ‘Experiência com o presunto cru’.



Experiência com o presunto

Presunto com melão. Presunto com figo. Com geleia. Com grissini. Numa brusqueta com queijo mel e hortelã, ou com manjericão e azeite de oliva. Ficou com água na boca? Pois é mesmo tão delicioso quanto parece! Essas são algumas das combinações oferecidas na ‘Experiência com o presunto’. E tem ainda o vinho! É uma experiência para todas as estações do ano!


“Muitas pessoas gostariam de visitar a produção, ver as etapas de elaboração, mas isso não é possível em função das rigorosas regras sanitárias do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Por isso criamos o Empório, onde podemos proporcionar uma experiência única com o presunto, ingredientes locais, muitos da horta da nossa família e, claro, os vinhos da Serra”, destaca Scortegagna, que concilia a Gran Nero com a função de enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos.


A Experiência com o presunto custa R$ 85 por pessoa, com combinações diversas e uma taça de vinho. O Empório fica junto à empresa, na Estrada Giuseppe Scortegagna, no Travessão Alfredo Chaves, e está aberto de terças-feiras a domingos, das 10h às 17h. Não é necessário agendar a visita, mas você pode garantir e marcar um horário pelo telefone/WhatsApp (54) 3297.5175. Acompanhe a Gran Nero em @granneropresuntocru e confira as linhas de produtos – você ainda pode levar produto para aproveitar em casa.



Sobre a produção da Gran Nero

Assim como o vinho, a charcutaria também requer matéria-prima de qualidade. E esse foi o primeiro passo para a criação da Gran Nero. A ideia veio após Scortegagna concluir sua formação em Enologia na Itália e voltar ao Brasil determinado a elaborar um bom presunto cru, como os que degustava no país da bota. “Fomos para a Espanha em busca do método ideal para elaboração do nosso presunto e então nos dedicamos à matéria prima. Foram oito anos de testes mesclando raças suínas e diversos tipos de alimentação. Sabia-se que só assim seria possível conseguir garantir um produto de qualidade.


Junto à Embrapa Suínos, de Santa Catarina, Scortegagna desenvolveu uma raça considerada ideal para o produto que estava buscado, além da alimentação destinada aos animais. “Somente as fêmeas são utilizadas, com criação e uma dieta específica baseada em cereais como linhaça, gergelim, canola e semente de girassol, ricos em gorduras saudáveis que concedem um sabor suave, adocicado e levemente amendoado à carne. É como se o suíno comesse azeite de oliva”, explica o enólogo. A criação segue as mais rigorosas práticas de bem-estar animal, implantadas por parceiros que fazem a criação, alimentação e abate dos animais no Rio Grande do Sul e Paraná.


Garantida a matéria-prima, é iniciada a etapa de produção do presunto na empresa florense, adequada para cada processo, com máquinas tecnológicas, atenção à legislação brasileira, sem perder a essência dos métodos espanhóis. Após o período mínimo de 12 meses de salga, cura e maturação, está pronto um presunto cru envolto em uma camada de gordura externa e marmoreio na carne com um sabor único e marcante.


Sobre as linhas da Gran Nero

A Gran Nero chega ao mercado apresentando uma linha completa: pernil inteiro com osso, pernil inteiro desossado, presunto cru desossado em bloco, presunto cru desossado mini e presunto cru fatiado. Um lote Premium será lançado em breve, com mínimo de 24 meses de cura. Hoje a marca já pode ser encontrada por mercados e restaurantes de todo o Brasil, levando uma experiência única aos apreciadores da carne suína.




0 comentário
bottom of page