Fabiane Veadrigo: uma jovem empreendedora à frente da vinícola da família




Andréia Debon

@andreiadebon - andreia@bonvivant.com.br


Cada vez mais o setor vitivinícola brasileiro tem à frente jovens enólogos e enólogas. No caso das pequenas empresas, eles assumem não somente a elaboração dos vinhos, mas a empresa como um todo, como a parte administrativa e a comercial, por exemplo. É o caso da enóloga e agrônoma Fabiane Veadrigo, 34 anos, da Vinícola Veadrigo, de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Com experiências no exterior, principalmente na Itália, onde estagiou na região do Vêneto e Piemonte, ela atua ao lado do pai, Fernandes, e da mãe, Gabriela (veja foto abaixo) e gere não só a vinícola, mas também o restaurante da família, especializado em comida típica italiana, o Famiglia Veadrigo.


Fabiane tem uma história relativamente recente junto ao mundo vitivinícola, mas que tem forte inspiração em seus antepassados que vieram da Itália e na bisavó Maria Franzói, que, em 1944, após o falecimento do marido, João Veadrigo, assumiu o comando dos negócios da pequena vinícola (leia a história abaixo).



Fabiane apresenta novidades para os apreciadores de vinhos. A excelência da safra da uva 2020, considerada a melhor safra de todos os tempos no Brasil, fez com que a empresária e enóloga voltasse seus olhares para um dos produtos mais nobres da vitivinicultura brasileira, o espumante. São quatro novos produtos: Famiglia Veadrigo Brut e Moscatel, nas versões branco e rosé, todos elaborados através do método Charmat. “A safra 2020 teve tanta qualidade que pretendo lançar um vinho de guarda em homenagem a história da minha família. A ideia é que o produto tenha passagem por barricas de carvalho e seja um lote singular”, explica.


A Vinícola Veadrigo também possui uma linha de vinhos finos formada por dois tintos, um Cabernet Sauvignon e um Merlot, um branco Moscato Giallo, e um rosé. O total da produção chega a 200 mil litros/ano.


“A vinícola também investirá mais no enoturismo, promovendo eventos que façam com que o turista possa viver experiências junto aos vinhedos e a propriedade da família”, conta Fabiane. Outra atração serão os cursos de degustação de vinhos ministrados por Fabiane, os quais já podem ser agendados através dos contatos da vinícola. Eles acontecem um mínimo de quatro pessoas.

Enogastronomia

A Família Veadrigo é reconhecida na Serra Gaúcha pela excelência dos pratos servidos em seu restaurante, o Famiglia Veadrigo. Especializado em culinária típica italiana, o espaço também serve o prato oficial de Flores da cunha, o menarosto, e está localizado ao lado da vinícola. Junto ao restaurante foi organizado um pequeno e charmoso varejo, o qual disponibiliza aos visitantes algumas das delícias elaboradas pela família, como geleias, compotas, doces, vinhos e sucos. O restaurante Famiglia Veadrigo atende somente eventos, com um mínimo de 20 pessoas, tanto almoço quanto jantar. A culinária é típica italiana. O espaço abre de segunda a domingo para almoço e jantar.

Onde encontrar os vinhos

O portfólio também tem à disposição dos consumidores suco de uva e vinhos de mesa e a venda é feita no varejo e também através do site da vinícola e no site da loja Vinhos e Vinhos (vinhos finos e espumantes).



História ligada ao vinho

As raízes da família Veadrigo são italianas. Tudo começou com a vinda do imigrante Gioacchino Veadrigo, em 1867. Ele saiu da cidade de Sospirolo, no Vêneto, junto com os pais adotivos, para iniciar uma nova vida no Brasil. A primeira parada foi no Rio de Janeiro, mas logo veio para o Rio Grande do Sul. Em Flores da Cunha, começou a construir sua história. Em 1892, conheceu Maria Caldart e com ela teve seis filhos, dentre eles João Veadrigo. Anos mais tarde, João conheceu a esposa, Maria Franzoi, e juntos foram residir no Travessão Rondelli, onde hoje está localizada a vinícola. Foram anos de muito trabalho. Para isso, João teve o apoio fundamental da esposa. Em 1927, a vinícola foi construída e, em 1939, ampliada. Após o falecimento de João, em 1944, Nona Maria, como era chamada, assumiu os filhos e os negócios.


O primeiro registro da vinícola aconteceu em 1954. Nessa época, eram elaborados vinhos de mesa para venda à granel. O filho primogênito de Nona Maria, Orlando Augusto Veadrigo, era a pessoa à frente da vinícola. Anos depois, Orlando começou a ter a ajuda do filho Fernandes João. O jovem, aos poucos, foi se identificando com o trabalho na vinícola e em 1985 assumiu como responsável.


Anos mais tarde, uma das filhas de Fernandes, Fabiane, observando o trabalho do pai e percebendo a importância de seguir com a vinícola e investir na mesma, decide fazer o curso de Enologia. Era o ano 2000. Nesse mesmo ano os Veadrigo optaram por investir em uvas vitisviníferas. As primeiras mudas, importadas da Itália, foram da variedade Cabernet Sauvignon. Também era o ano de investir em um novo prédio – até então os vinhos eram elaborados no porão da residência.


Fabiane Veadrigo se formou em 2004, e logo viajou para a Itália em busca de novas experiências e especialização. Nesse ano, estagio em vinícolas do Vêneto. Em 2005, retornou para o país europeu, agora para buscar novos aprendizados no Piemonte.

Logo depois de retornar da Itália, Fabiane foi escolhida rainha da Festa Nacional da Vindima, de Flores da Cunha, uma das principais festas da uva do Brasil. Foi a partir dessa experiência que percebeu que a família poderia investir também em gastronomia, além dos vinhos.


O pai, Fernandes, concordou, e ainda em 2007 iniciaram as obras de reforma do prédio para instalação de um restaurante, o qual abriu oficialmente em 2009. Antes, em 2008, a família Veadrigo optou por engarrafar seus vinhos e apresentou aos consumidores a marca da família. Diante disso também era necessário que o restaurante Famiglia Veadrigo tivesse um sommelier para auxiliar os clientes. Foi então que, em 2011, Fabiane fez o curso de Sommelier de Vinhos. Em 2015, a enóloga se formou em Agronomia. Com isso, ela teria o conhecimento desde o preparo da terra, elaboração do vinho e serviço do mesmo.


Crédito das fotos: Ana Cris Paulus - Grafe Studio

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h