Na Cozinha com o Chef: aprenda a fazer Conchiglioni recheada com filé ao molho de gorgonzola cremoso




Por Chef Fredi Fontana

@cheffredifontana


Os dias com temperatura amena são os mais gostosos para ficar em casa e se alimentar com algo que preencha o nosso paladar e a nossa alma. Essa receita de sabor intenso enche nossos olhos e, certamente, vai ser um dos pratos que você vai repetir sempre que sentir aquele ventinho levando as belas folha do outono ao chão. Ainda mais acompanhado de um bom vinho (confira dica de harmonização ao final da matéria).


Conchiglioni recheada com filé ao molho de gorgonzola cremoso

Ingredientes

500g de massa tipo Conchiglione grano duro;

700g de filé mignon;

Azeite de oliva;

400g de Creme de leite;

Sal e pimenta do reino a gosto.

2 colheres de sopa de manteiga;

2 colheres de sopa de farinha de trigo;

2 xícaras de leite integral;

Salsa picada a gosto;

Sal e pimenta a gosto;

300g de creme de leite fresco (nata);

Queijo parmesão ralado;

300g de queijo gorgonzola.




Modo de preparo

Corte o filé em iscas ou em cubos e refogue em uma frigideira bem aquecida até dourar, juntamente com azeite de oliva. Acrescente o sal a pimenta e o creme de leite, reserve. Coloque a massa em uma panela com água fervente e salgada, cozinhe conforme a indicação, ou até ficar al dente. Escorra, recheie com o filé cremoso e reserve em um refratário, um ao lado do outro. Em uma panela aqueça a manteiga, adicione a farinha até dourar em seguida acrescente o leite e cozinhe até engrossar. Quando estiver mais espesso, adicione aos poucos o creme de leite, o queijo, acerte o sal e pimenta, incorpore a salsa e desligue o fogo (sem deixar ferver com o creme de leite e o queijo, pois pode talhar). Distribua o molho sobre a massa já recheada, polvilhe com o queijo e leve ao forno para gratinar.

Receita para 7 pesssoas


Um vinho para harmonizar (por Andréia Debon, editora da Bon Vivant)

“A minha dica de vinho para harmonizar com este prato elaborado pelo chef Fredi é um Merlot. Isso porque é um prato de média estrutura, o que comporta um vinho dessa variedade. Você pode optar por um Merlot com ou sem passagem por madeira.


Para essa receita eu escolhi um vinho Merlot com passagem por barricas de carvalho. É um vinho muito especial, com um custo mais elevado. Isso porque tem 12 meses de barrica de carvalho e é elaborado em safras especiais. Chama-se Acordes, da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Apresenta uma sensação de untuosidade que denota bem seu corpo, com taninos agradáveis e maduros e uma persistência marcante no final de boca”. Esse vinhos você encontra através do link https://www.vinhosevinhos.com/vinho-garibaldi-acordes-merlot-safra-2011-garrafa-750-ml.html (para comprar este vinho insira ao final da compra o cupom BONVIVANT e ganhe desconto especial).




  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h