Na Cozinha com o Chef: hoje é dia de Risoto de abóbora e ragu de cordeiro




Fredi Fontana

@cheffredifontana


Estamos nos aproximando do inverno. Esse é o período perfeito para abrir um vinho e se deliciar com uma comida deliciosa no conforto dos nossos lares, ainda mais em tempos como este, quando é necessário, mais do que antes, preservar a nossa saúde e de nossa família. Para esta semana, e hoje é doa 12 de junho, Dia dos Namorados, separei uma receita de risoto muito saborosa. Se você não pensou no prato ainda para o jantar desta noite, aqui está uma dica!

Risoto de Abóbora e Ragu de Cordeiro

Ingredientes

400 g de arroz arbóreo

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1,5 colheres (sopa) manteiga (finalizar)

½ dente de alho picado

½ cebola picada

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 litros de caldo de carne

Sal e pimenta preta a gosto

300 g de carne de cordeiro cortado em cubos bem pequenos

300 g de abóbora cortada em cubos pequenos

50 g de queijo parmesão

Modo de preparo:

Grelhe a carne de cordeiro em uma frigideira com uma parte do azeite, acerte sal e pimenta, tempere com alecrim fresco e reserve. Em uma panela coloque o azeite de oliva e acrescente o alho, a cebola picada e mexa bem com uma colher de pau até que a cebola fique transparente. Acrescente o arroz, refogando-o por até 2 minutos, adicionando o vinho na sequência. Aguarde até o vinho evaporar.

Acrescente o caldo (quantidade suficiente) e durante o cozimento (aproximadamente 10 a 15 minutos) acrescente uma concha do caldo e mexa; quando reduzir o liquido, junte outra concha de caldo. Ao mesmo tempo, acrescente sal, pimenta do reino e a moranga (6 a 7 minutos antes do arroz estar pronto), cozinhe até o arroz ficar “al dente”.

Acrescente o queijo no risoto e mexa até derrete-lo. Adicione o cordeiro e mexa cuidadosamente. Ajuste com pimenta e sal, se necessário. Desligue o fogo, junte a manteiga e mexa delicadamente, fazendo o mantecatto. Sirva a seguir.

Um vinho para harmonizar

O risoto com ragu de cordeiro é um prato encorpado. Por isso, precisamos que o embate entre o vinho e a comida seja justo. O vinho deve ter taninos, acidez e corpo. Minha dica é o Milléssime Aurora, um Cabernet Sauvignon de excelência, elaborado pela Cooperativa Vinícola Aurora. Este vinho amadureceu durante 18 meses em barricas de carvalho americano e só é elaborado em safras especiais. Agora no mercado podemos encontrar a safra 2017, recém lançada.


Onde comprar: https://www.vinhosevinhos.com/vinho-aurora-millesime-750-ml.html ( + 5% de desconto com o cupom BONVIVANT)

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h