O que combina com vinho rosé?


No geral, vinhos rosés costumam ter uma maior acidez, por isso, o molho de tomate é uma boa pedida na hora de harmonizar. A acidez do tomate combina bastante com o frescor deste tipo de vinho. Pratos como pasta ao sugo e pizzas, como a de atum ou rúcula com tomate seco, são uma boa escolha!


Rosé com carnes

Sabe o frango assado com batatas de domingo? Ele é uma bela combinação na hora de degustar o seu vinho rosé. O frescor do vinho faz contraste com a gordura do frango, trazendo mais equilíbrio para o prato.

Aves grelhadas com saladas ou, até mesmo, um strogonoff de frango são uma ótima ideia na hora de harmonizar o seu vinho rosé.

Além das carnes brancas, carnes vermelhas bem temperadas, como os tacos e burritos mexicanos, ou carnes com pouca gordura vão super bem com esse tipo de vinho.


Frutos do mar com vinho rosé

Esta união é um clássico das harmonizações e não podia ficar de fora: frutos do mar com uma tacinha de rosé!

Assim como o vinho rosé, os frutos do mar são super versáteis, podendo dar vida a um prato mais encorpado, como camarão na moranga ou aperitivos mais leves.

Aqui vale tudo: lula à dorê, camarão empanado, paella ou, até mesmo, acarajé.


Rosé e peixes

Outra combinação perfeita para vinho rosé são peixes. Aposte em sushis e sashimis, salmão grelhado e até um bacalhau assado com um rosé mais potente.


Tábua de frios e queijos e rosé

Azeitona, queijo mussarela, presunto parma, amendoim, castanhas e queijo branco para um jantar com os amigos. Mas falta alguma coisa: o vinho!

Para uma noite de petiscos, aposte em um vinho rosé levinho, que além de ser fácil de harmonizar, vai limpar o sabores dos petiscos mais gordurosos, como o queijo, e vai complementar a acidez de aperitivos como a azeitona.


Frituras com vinhos rosé

Essa é uma harmonização por contraste. Como falamos antes, o delicioso frescor dos rosés limpa o paladar e traz equilíbrio para pratos com mais gordura, como é o caso das frituras.

A clássica batata frita, queijos empanados e arancinis (um bolinho feito com risoto) são uma ótima pedida para degustar enquanto divide uma garrafa de rosé com os amigos.

Texto extraído do site blog.evino.com.br


Foto: César Paludo/Finestra Foto Criativa

0 comentário