Para que serve um corta-gotas?



Flávia R. Busetti

@flaviarbusetti


Corta gotas é um dos itens mais esquecidos por aqueles que bebem vinho diariamente, porém um dos itens mais lembrados dos sommeliers, principalmente em eventos. Ele vem sempre nos kits de acessórios, junto com o saca-rolhas, em formatos dos mais variados, porém só na hora que a gota cai pelo gargalo da garrafa é que lembramos de colocá-lo!

Ele tem muito motivos para não ser esquecido, um deles é que o vinho tinto mancha muito fácil tecidos e às vezes difícil removê-la. Sujar o rótulo é outro motivo pertinente, pois ninguém quer tirar uma foto do vinho com manchas nele não é mesmo? A bebida de Baco não deve ser desperdiçada nenhuma gota, e para isso vamos aprender quais são os diferentes tipos e como

utilizá-los.



Um dos modelos mais comuns de corta-gotas é o lâmina ou disco, geralmente quando compramos vinhos on-line somos presenteados com ele. Ele é, normalmente, redondo e pode ser facilmente lavado e reutilizado. Também não ocupa nenhum espaço para guardar. Dentro deste modelo temos algumas diferenciações, com pontas, como na imagem, ou em formato de gota, mas o modo de utilização e a finalidade são as mesmas.




Para utilizá-lo basta dobrar até uma ponta chegar na outra, e acomodar no gargalo da garrafa, até a metade dele, após é só servir o vinho normalmente. Ele faz com que a bebida saia de forma mais longa da garrafa, sendo até mais fácil de servir aos degustadores.



Outro modelo muito comum e sempre presente nos kits de acessórios é o de plástico (foto de abre deste post). Muito prático, basta apenas colocá-lo no gargalo, pressionar levemente e servir, como mostra a imagem. Grande parte deles apresenta a voltinha dentro para que a gota volte a garrafa. Após utilizá-lo lave normalmente. Atenção, pois alguns modelos não possuem esta voltinha dentro do corta gotas, e as vezes, o vinho acaba caindo para fora dele!



Além deste há também o anel (foto cima), normalmente em inox com feltro na parte de dentro. Diferente dos outros, ele não é inserido na saída do gargalo da garrafa, mas sim no comprimento dele. Após abrir o vinho, coloque o anel e sirva normalmente, a gota irá descer, porém irá para no anel, e como a parte de dentro de tecido é removível, basta lavar, secar e colocar novamente no anel de inox. Este é um dos modelos mais tradicionais, e mais duráveis, pode ser facilmente encontrado em inox, madeira ou até mesmo em plástico.

O importante é não esquecer pois além de salvar até a última gota do vinho, não teremos manchas ou problemas em derramar ao servir. Todos os modelos são super fáceis de serem encontrados em lojas de acessórios para vinhos, ou até mesmo em lojas de apetrechos para casa.


Crédito das fotos: Instagram Vacu Vin e Flávia Busetti

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h