Sommelier de Arroz? Sim, na Itália você pode fazer este curso!



Andreia Debon, Itália - andreia@bonvivant.com.br


Carnaroli, Arborio, Roma, Ribe, Baldo, Vialone...Existem mais de cem variedades de arroz na Itália. No Brasil, as mais conhecidas são Parboilizado, Agulhinha e Cateto. Cada uma delas tem as suas características e um modo diferente de utilizar na cozinha. Mas, você sabia que para cada receita existe um tipo diferente de arroz a ser utilizado? Mas esse é um conhecimento bem específico e que exige estudo.


E você sabia que na Itália você já pode se tornar um Sommelier de Arroz? Quem promove o curso é a Acquaverderiso, uma associação fundada em 2015 com o objetivo de promover o conhecimento e a cultura do arroz italiano no mundo, através de métodos e técnicas sensoriais – muito parecido com o vinho. As aulas acontecem no Piemonte, principal produtor de arroz do País.

O curso tem duração de oito horas. Na primeira parte são repassadas informações gerais sobre o cultivo no mundo, as variedades, as origens de cada variedade e as transformações que o arroz foi tendo durante os séculos, os processos de produção, os defeitos do grão, as propriedades organolépticas, os aromas e a melhor escolha para cada prato. Na segunda parte do curso acontece a degustação de diferentes variedades e a análise de cada uma delas, observando as suas características de acordo com o terroir.


“A Itália há um panorama varietal riquíssimo. Temos diversos tipos de arroz, desde aqueles para risotos até os para sushi, dos risotos coloridos até os aromáticos. E a maioria das pessoas não os conhece e por isso a Acquaverderiso decidiu iniciar esses cursos que são destinados a todas as pessoas, não somente os que trabalham com gastronomia”, explica o coordenador do curso.

Em breve a associação divulga o calendário de cursos para 2022. Saiba mais em www.acquaverderiso.it ou pelo e-mail info@stradadelrisovercellese.it


Fotos: Acquaverderiso/Divulgação

0 comentário