Uma escapada para Farroupilha, a Capital do Moscatel



Andreia Debon - @andreiadebon


A cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, é conhecida oficialmente como a Capital Nacional do Moscatel. O título é de 3 de janeiro de 2019, quando a lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, por que esse título? Isso porque Farroupilha detém a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no Rio Grande do Sul. Dos 540 hectares, o município responde por 40%, ou seja 213,15 hectares.


Farroupilha, além de excelentes moscatos, tranquilos e espumantes, também nos brinda com vinhos tintos e rosés de excelente qualidade. A região possui vinícolas incríveis para os diversos perfis, ótimos restaurantes e é berço da história da imigração italiana no Brasil.

O enoturismo, a exemplo de outras cidades da Serra Gaúcha, tem se destacado. Novos projetos estão surgindo e as vinícolas organizam diferentes experiências para seus visitantes.


Em tempos de pandemia, o turismo ao ar livre é uma opção para quem deseja curtir momentos agradáveis. E a Capital do Moscatel oferece diversas opções. Eu escolhi o pacote ‘Escapada para Farroupilha’, e conto para vocês como foi esta experiência linda e rica culturalmente. O passeio é uma opção para quem não deseja ficar muito tempo fora de casa, mas quer curtir um programa diferente, regado a vinhos e boa gastronomia.


Minha experiência 'Escapada para Farroupilha'

O roteiro ‘Escapada para Farroupilha’ inicia em uma das mais conhecidas vinícolas deste território, a Casa Perini. Por lá optamos em fazer um passeio de bicicleta em meio em meio a lindas paisagens rurais e vinhedos. O giro de bike dura, em média, duas horas, e você pode escolher entre fazer o piquenique ou não. A bicicleta e equipamentos de segurança são oferecidos pela vinícola.



Novembro é a época do ciclo vegetativo no vinhedo, o qual é responsável não só pela manutenção da perenidade da planta, mas também pela produção de frutos. (Fotos: Andréia Debon e Ricardo Marcon).


Paisagens de tirar o fôlego.

Uma pausa (mesmo que o passeio não seja tão cansativo assim!!)para um vinho sempre vai bem! Degustamos um rosé tranquilo.


Bike Tour Experience na Casa Perini

Manhã - 10h

O que está incluso

2 bikes

1 tábua de frios

2 taças de acrílico personalizadas

1 cooler em gel personalizado

1 saca-rolhas personalizado

1 espumante linha Casa Perini ou 1 vinho Casa Perini ou 2 Sucos Perini (1L)

As taças, o cooler e o saca-rolhas são seus, você leva pra casa de lembrança ao final do seu tour


GOSTOU? Clique AQUI para saber mais informações, valores e como comprar esta experiência.



Almoço no Guaraipo Bar e Cozinha

O Guaraipo já é referência em Farroupilha pela qualidade dos pratos que serve. O restaurante tem à frente o chef Rodrigo Bellora, referência em slow food no Brasil. Misto de restaurante e bar sob o comando do chef Rodrigo Bellora, referência nacional em slow food. No Guaraipo o almoço valoriza a agricultura local, os pequenos produtores e os ingredientes da região. O cardápio é sazonal e criado com o que está disponível na época, na safra e na região.


Welcome Drink - Guaraipo: gin, kombucha de gengibre,

limão e mel de abelhas nativas


Como estava com meu marido, escolhemos dois pratos diferente do cardápio, um mais maravilhoso que o outro...

Capeletoni de Costela (recheio de costela salteado na manteiga) e...


Cogumelada (mix de arrozes, cogumelos selvagens e frescos, coalhada fresca, mel de abelhas nativas e tempero verde).


A sobremesa é gostosa e linda demais. Chama-se Colmeia Especial (bolo de mel com especiarias, curd de limão, creme kefir com chocolate branco, toffee de mel queimado e pólen.


Vale ressaltar que o atendimento do pessoal do Guaraipo é maravilhoso. São atenciosos e muito educados.


GOSTOU? Clique AQUI para saber mais informações sobre o restaurante, o almoço, valores e como comprar esta experiência.


Harmonização com chocolates na Vinícola Cave Antiga

A terceira parada do passeio até Farroupilha é na Cave Antiga, vinícola familiar, da qual sou muito fã, que é referência na região. Lá fizemos com uma degustação pra lá de especial, com vinhos tranquilos e espumantes harmonizados com diferentes chocolates.

Degustação pode ser feita ao ar livre ou no interno da vinícola.



A minha harmonização preferida foi uma trufa recheada

com cereja e espumante brut rosé

A Cave Antiga agora está com um novo espaço/jardim para as degustações. Lindo, vale a pena conhecer! A vinícola está localizada na Linha Rio Buratti 3º Distrito de Farroupilha.


GOSTOU? Clique AQUI para saber mais informações, valores e como comprar a degustação Vinho e Chocolate na Cave Antiga.


Hotel Intercity Caxias do Sul - 1 noite

Finalizamos o nosso passeio, o qual também foi a comemoração dos nossos 5 anos de casamento, no Hotel Intercity, em Caxias. O hotel foi eleito pelo Guia Quatro Rodas o melhor da região, o Intercity Caxias te recebe de portas abertas com amplas e confortáveis acomodações.


O hotel segue rígidas normais de higiene e segurança. O café da manhã pode ser apreciado tanto no salão/restaurante quanto no quarto.


Gostou do pacote 'Uma escapada para Farroupilha'? Acesse AQUI e obtenha informações sobre valores e como comprar.


Até a próxima experiência na Serra Gaúcha!


0 comentário