Você sabia que é possível fazer vinho branco com uvas tintas? Sim! Embora a poupa das uvas seja branca, são as cascas que definem a cor do vinho. Então, é possível fazer um vinho branco de uvas tintas.
A cor do vinho é definida pelo tempo de contato das cascar com o mosto. Este processo se chama maceração. Assim, uvas tintas que fermentam em contato com suas cascas acabam gerando um líquido avermelhado. A densidade da cor vai depender tanto da intensidade da cor da própria pele da uva quanto do tempo de contato dela com o mosto. Sendo assim, se retirarmos o contato com as cascas das uvas, vamos ter como resultado um vinho branco. Como exemplo podemos citar os espumantes elaborados com a uva Pinot Noir. A Pinot é uma uva tinta e com ela se elaboram espumantes brancos. Você talvez já tenha ouvido o termo Blanc de Noirs (“branco de tintas”).
E os rosés? A cor é definida pela vinícola. Quanto mais tempo as cascas permanecem em contato com o mosto, mais escuro será o tom de rosé. Alguns rosés podem ser feitos com uma mistura de vinho branco com tinto.
Comments