Estrutura pré-histórica integra nova experiência de enoturismo na Campanha Gaúcha
- Andréia Debon

- 23 de jul.
- 4 min de leitura

A trajetória da Vinícola Almadén no Brasil, em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, está intimamente ligada a história da vitivinicultura brasileira. Há mais de 50 anos em solo brasileiro, a marca é pioneira no uso da tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação com 100% de seus vinhedos mapeados, sendo a primeira vinícola do país a introduzir a prensagem pneumática contínua e a colheita mecanizada.

Toda essa expertise, conduzida pela Miolo Wine Group (MWG) desde 2009, é rotina para o time da vinícola, instalada numa região de muitas lendas e forte cultura gaúcha. A propriedade de 1.200 hectares, onde 450 de vinhedos em produção e 350 de área de preservação ambiental, lança a EXPEDIÇÃO VINOTOCA, novo roteiro com visita a uma paleotoca pré-histórica. A misteriosa caverna descoberta pela Almadén em novembro de 2022 mostra como era a vida na pré-história no território brasileiro, mais especificamente no Pampa Gaúcho.

A 7 quilômetros da sede da vinícola, a paleotoca, é a atração principal do Expedição Vinotoca, que une a cultura do vinho à paleontologia. O roteiro, que dura aproximadamente 2h30min, começa no Museu Semente, e segue a bordo do Pampeano, um micro ônibus 4x4 com estilo de safari, que circula pelos vinhedos de vitis viníferas mais antigos do Brasil até chegar no deck em frente à paleotoca, onde os visitantes podem contemplar o ambiente. Ali, é possível ver a entrada da caverna com 1,40m de largura e 2,60 metros de altura, e que segue por uma extensão de 33 metros.
A estrutura do local foi cuidadosamente criada para preservar o lugar, prevendo controle no espaço que pode ser ocupado. Durante todo o tempo, os visitantes têm a companhia de guias treinados, que atuam para garantir o respeito a integridade do ecossistema. A nova experiência também é educativa, mostrando pelo trajeto, através de placas, a flora e a fauna do Pampa Gaúcho e, quem sabe, a sorte de poder cruzar com alguma espécie.
Da paleotoca a expedição segue para a Guarita – que fica localizada na parte central do vinhedo -, onde será conduzida uma degustação orientada de três vinhos elaborados com uvas cultivadas em vinhedos da propriedade. Após, o grupo segue para o vinhedo de vitis vinífera mais antigo do Brasil, o Tannat Vinhas Velhas, na Quadra 40. Retornando ao complexo de enoturismo, é realizada uma visita na Cantina e, por fim, a parada no Free Shop, o primeiro do Brasil em uma vinícola, com preços 30% mais baixos em razão da isenção de impostos.
Onde o vinho encontra a história
Apesar de até então não ser visitada, a ‘Toca do Tigre’ deu nome ao vinhedo onde são cultivadas as uvas que dão origem ao Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg, um dos rótulos que compõem a Linha Miolo Single Vineyard - vinhos que nascem da terra e brotam de vinhedos únicos. E foi justamente por causa da relação deste vinho com o ambiente que a equipe técnica da Almadén colocou uma ‘lupa’ sobre o local, entrando na mata para investigar o lugar.
Popularmente chamado de ‘Toca do Tigre’, a cavidade no meio das rochas nunca havia sido estudada anteriormente. A preocupação com a preservação do local levou a Almadén a buscar uma consultoria geológica, que confirmou ser um abrigo subterrâneo escavado por animais pré-históricos extintos. O laudo é do geólogo Serlecio Guilherme Pinz, que fez um estudo paleontológico e geoestratigráfico, identificando vestígios de prováveis marcas feitas na parede por animais que viveram entre o Pampa Gaúcho e a Patagônia, como a preguiça-gigante (Lestodon ou Glossotherium) e o tatu-gigante (Pampatherium), com evidências de que havia rotina de vida destes animais.
O diretor superintendente da Miolo, Adriano Miolo, explica que toda experiência está alinhada à política de preservação do ambiente natural e sua história. “A paleontologia é um mundo novo para nós. Somos conhecedores da cultura do vinho e sempre harmonizamos as histórias e características de cada ambiente com as experiências que oferecemos, ou seja, com a cultura do local. É com o enoturismo que compartilhamos as experiências de cada terroir. Desta forma, levamos o nosso público a conhecer este universo tão particular, único em cada lugar onde trabalhamos”, destaca. “Este novo roteiro é nossa primeira experiência onde o visitante poderá ter uma imersão completa nos vinhedos”, conclui.

Expedição Vinotoca
Quando? Sábados e domingos, às 10h, ou mediante agendamento prévio
Onde? Vinícola Almadén, em Santana do Livramento
Duração: 3 horas
Limite: 20 pessoas
Agendamento prévio: Plataforma Wine Locals
Valor: R$ 180 por pessoa (de 4 a 17 anos - R$ 90 e degusta suco)
O que inclui:
• Chapéu, taça, porta taça e guia impresso
• Recepção com Miolo Single Vineyard Gewurztraminer
• Visita ao Museu Sementes e Deck Panorâmico com vista para os vinhedos
• Embarque no micro ônibus 4x4 – Pampeano
• Passeio panorâmico pelos vinhedos da Almadén
• Visita à paleotoca com parada no deck
• Degustação na Guarita: dois rótulos da linha Single Vineyard: o Riesling Johannisberg, o Cabernet Franc, além do Miolo Vinhas Velhas Tannat, um dos Sete Lendários da Miolo que nasce nos vinhedos da Almadén.
• Parada na Quadra 40: Tannat - o vinhedo de vitis vinífera mais antigo do Brasil
• Visita à vinícola com passagem pela passarela entre tanques de aço inox
• Parada no Free Shop, o primeiro de vinhos brasileiros em uma vinícola, com valores que 30% abaixo em razão de estarem livres de impostos.
Fotos/ Natália Sosa




Comentários