O vinhedo virou altar: 10 sugestões de vinícolas para casar na Serra Gaúcha



Andréia Debon - @andreiadebon


A pandemia do Coronavírus fez com que muitos casais tivessem que repensar seu casamento. Festas grandiosas tiveram que dar espaço a pequenos eventos, muito deles reunindo apenas o noivo e a noiva. A realização de casamentos em vinícolas é uma tendência que vem ganhando força ano após ano, especialmente nos últimos dez anos, devido à demanda crescente por locais diferenciados para a realização desses eventos. E a Serra Gaúcha está entre as preferências dos noivos. Isso porque a região possui lindas paisagens e ambientes com características europeias que possibilitam fazer festas mais sofisticadas e que lembram os costumes da região. Entre os ambientes mais procurados estão as áreas externas das vinícolas, especialmente agora com a necessidade de mudanças de comportamento devido a pandemia.


Os casamentos em vinícolas caíram no gosto não somente dos noivos que residem na região da Uva e do Vinho, mas também daqueles que vêm de fora em busca da atmosfera serrana. De olho nesse mercado promissor, muitas vinícolas têm investido em espaços específicos para a realização de festas, como é o caso da Perini, de Farroupilha, que desde 2012 abriu suas portas para a realização de eventos e criou o Spazio Beatrice. O local, que foi a primeira cantina da vinícola em 1970, recebeu reformas que mantiveram a característica rústica e aliaram sofisticação ao ambiente.


Outra vinícola muito procurada para festas de casamento é a Luiz Argenta, localizada em Flores da Cunha. A vinícola dispõe de uma propriedade de 140 hectares, sendo 55 de vinhedos, com diversos ambientes, tanto internos quanto externos, onde é possível a realização de eventos de 20 pessoas até 180 pessoas. No momento atual que estamos vivendo, no qual não é possível reunir grande quantidade de pessoas, a Luiz Argenta tem recebido um estilo de casamento que começa a cair no gosto dos noivos, o elopement wedding (casamento somente com a presença dos noivos).


Investimentos também vêm sendo feitos na Vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira. Por lá, o foco são os pequenos casamentos.


A Bon Vivant selecionou algumas dicas de vinícolas que possuem espaço para realização de casamentos. Confira:



Luiz Argenta, Flores da Cunha


A Luiz Argenta dispõe de uma propriedade de 140 hectares, sendo 55 de vinhedos, com diversos ambientes, tanto internos quanto externos, onde é possível a realização de eventos de 20 pessoas até 180 pessoas. Dentre os espaços disponíveis estão o Casarão Histórico (datado de 1931) com uma belíssima área externa e vista para os vinhedos, o Clô Wine Bar, na entrada da propriedade e o Clô Restaurante, junto à vinícola.

Contatos: (54) 32924477


Cave de Pedra, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

A Vinícola Cave de Pedra possui uma arquitetura medieval moderna. Construída inteiramente em pedra basalto em meio a deslumbrantes paisagens, montanhas e parreirais do Vale dos Vinhedos, no ano de 1997 surgiu a Cave de Pedra, uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil, localizada em Bento Gonçalves. Atende até 370 pessoas em espaço amplo e climatizado.

Contatos: eventos@buffetdallacosta.com.br ou (54) 3055.3121 / WhatsApp (54