O vinhedo virou altar: 10 sugestões de vinícolas para casar na Serra Gaúcha



Andréia Debon - @andreiadebon


A pandemia do Coronavírus fez com que muitos casais tivessem que repensar seu casamento. Festas grandiosas tiveram que dar espaço a pequenos eventos, muito deles reunindo apenas o noivo e a noiva. A realização de casamentos em vinícolas é uma tendência que vem ganhando força ano após ano, especialmente nos últimos dez anos, devido à demanda crescente por locais diferenciados para a realização desses eventos. E a Serra Gaúcha está entre as preferências dos noivos. Isso porque a região possui lindas paisagens e ambientes com características europeias que possibilitam fazer festas mais sofisticadas e que lembram os costumes da região. Entre os ambientes mais procurados estão as áreas externas das vinícolas, especialmente agora com a necessidade de mudanças de comportamento devido a pandemia.


Os casamentos em vinícolas caíram no gosto não somente dos noivos que residem na região da Uva e do Vinho, mas também daqueles que vêm de fora em busca da atmosfera serrana. De olho nesse mercado promissor, muitas vinícolas têm investido em espaços específicos para a realização de festas, como é o caso da Perini, de Farroupilha, que desde 2012 abriu suas portas para a realização de eventos e criou o Spazio Beatrice. O local, que foi a primeira cantina da vinícola em 1970, recebeu reformas que mantiveram a característica rústica e aliaram sofisticação ao ambiente.


Outra vinícola muito procurada para festas de casamento é a Luiz Argenta, localizada em Flores da Cunha. A vinícola dispõe de uma propriedade de 140 hectares, sendo 55 de vinhedos, com diversos ambientes, tanto internos quanto externos, onde é possível a realização de eventos de 20 pessoas até 180 pessoas. No momento atual que estamos vivendo, no qual não é possível reunir grande quantidade de pessoas, a Luiz Argenta tem recebido um estilo de casamento que começa a cair no gosto dos noivos, o elopement wedding (casamento somente com a presença dos noivos).


Investimentos também vêm sendo feitos na Vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira. Por lá, o foco são os pequenos casamentos.


A Bon Vivant selecionou algumas dicas de vinícolas que possuem espaço para realização de casamentos. Confira:



Luiz Argenta, Flores da Cunha


A Luiz Argenta dispõe de uma propriedade de 140 hectares, sendo 55 de vinhedos, com diversos ambientes, tanto internos quanto externos, onde é possível a realização de eventos de 20 pessoas até 180 pessoas. Dentre os espaços disponíveis estão o Casarão Histórico (datado de 1931) com uma belíssima área externa e vista para os vinhedos, o Clô Wine Bar, na entrada da propriedade e o Clô Restaurante, junto à vinícola.

Contatos: (54) 32924477


Cave de Pedra, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

A Vinícola Cave de Pedra possui uma arquitetura medieval moderna. Construída inteiramente em pedra basalto em meio a deslumbrantes paisagens, montanhas e parreirais do Vale dos Vinhedos, no ano de 1997 surgiu a Cave de Pedra, uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil, localizada em Bento Gonçalves. Atende até 370 pessoas em espaço amplo e climatizado.

Contatos: eventos@buffetdallacosta.com.br ou (54) 3055.3121 / WhatsApp (54) 9.9169 5930.


Don Giovanni, Pinto Bandeira

A Vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, possui um restaurante com capacidade para 60 pessoas. No segundo semestre de 2021 será inaugurado mais um espaço, o Nature - Vinhos e Gastronomia. A vinícola possui lindos espaços ao ar livre nos quais é possível realizar pequenas cerimônias.

Contato: 54 992683899


Casa Gazzaro, Flores da Cunha


Localizada no distrito de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, a Casa Gazzaro dispõe de um espaço ao ar livre para a realização de cerimônias de casamento de pequeno porte. Na parte interna, a Casa dispõe de um belo salão com capacidade para até 88 pessoas. A Casa Gazzaro está localizada junto a Vinícola Gazzaro.

Contato (whats): (54)3292-3177



Vinícola Perini, Farroupilha

Em meio às videiras com espaldeiras em “Y”, na rota turística do Vale Trentino, situa-se o Spazio Beatrice. A Casa Perini transformou a antiga cantina em um ambiente especial e romântico, que homenageia a matriarca da família Perini: Beatrice. Possui pé́-direito alto e arquitetura de estética clean para que o ambiente possa ser configurado de acordo com a ocasião e estilo desejado. Rodeado de belos jardins, o local é perfeito para cerimônias ao ar livre. O espaço comporta até 280 pessoas.


Contato; eventos@casaperini.com.br



Vinícola Lovara, Bento Gonçalves

A Vinícola Lovara, localizada em Bento Gonçalves, é especializada em eventos. Além da produção de vinhos e espumantes, conta com um espaço com capacidade de 150 pessoas, a também a opção de cerimonias ao ar livre para quem deseja casar em meio aos vinhedos. A Lovara também dispõe de pergolado em meio aos vinhedos, lounge de entrada, espaço gourmet, Casa de Pedra de 1887 dos fundadores e heliponto.

Contato: eventos@lovara.com.br




Monte Reale, Flores da Cunha

Localizada logo na entrada de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a vinícola oferece uma boa estrutura para a realização de casamentos. O cliente tem a opção de realizar seu evento no restaurante com capacidade para 70 pessoas ou estender as mesas para o interior da vinícola com mesas próximas às barricas e tanques. Nessa montagem, a capacidade aumenta para até 300 pessoas.

Contato: (54) 3292 1011


Peterlongo, Garibaldi

A Vinícola Peterlongo está localizada na cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha. A vinícola, centenária, possui um jardim onde é possível organizar as cerimonias ao ar livre. O charme fica por conta do castelo que era residência da família. O centro de eventos tem capacidade para 800 pessoas, sendo 280 sentadas. O Castelo atende até 35 pessoas. Já a cave 20 pessoas. No jardim, 70 pessoas e em frente ao Castelo 250 pessoas.

Contato: (54) 3462-1355


Vinícola Viapiana, Flores da Cunha

A Vinícola comporta mini weddings ou casamentos para até 100 convidados sentados. Em formato de coquetel, a capacidade aumenta para até 300 pessoas. Como são vários ambientes, é possível organizar o espaço aconchegante de acordo com o tamanho da lista de convidados.

Contato: (54) 32975144


Vinícola Campestre, Vacaria

A Vinícola Campestre recebe eventos em uma estrutura nova e elegante, localizada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra do RS. Além do espaço para realização de casamentos, que conta com um salão equipado com lareira, área externa e lindas caves, na vinícola também está em construção uma capela, onde será possível realizar as cerimônias. A vinícola também dispõe de passeios culturais, de lazer e degustação. Informações sobre número de pessoas que a vinícolas comporta devem ser obtidas no telefone abaixo.

Contato: (54) 3511-6060


0 comentário